Comissão da Liberdade Religiosa

vera_jardim_frame_falar_claro_250120161311b930_base

José Vera Jardim, um dos criadores da Lei da Liberdade Religiosa em Portugal, em vigor desde 2001, e antigo ministro da Justiça, já estava confirmado como presidente da Comissão, com tomada de posse marcada para 05 de setembro.

O advogado e político vai ter a companhia do padre Manuel Saturino da Costa Gomes, da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), atual auditor do Tribunal da Rota Romana no Vaticano, e do teólogo e antropólogo Alfredo Manuel Teixeira, professor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

Estes dois elementos serão os representantes da Igreja Católica na referida Comissão da Liberdade Religiosa.

O organismo contará ainda com a presença de Abdul Karim Vakil, indicado pela Comunidade Islâmica de Lisboa; de Esther Mucznik, pela Comunidade Israelita de Lisboa; e de Fernando Loja, pela Aliança Evangélica Portuguesa.

Destaque ainda para a participação de Rahim Firozali, presidente do Conselho Nacional da Comunidade Muçulmana Ismaili; de Alpesh Ranchordas, especialista em religião hindu e diálogo interconfessional; de Luciano dos Santos Cruz, especialista em religião budista e diálogo interconfessional; e de Miguel Assis Raimundo, especialista em Ciências Jurídico-Políticas.

A escolha do novo presidente da Comissão de Liberdade Religiosa, José Vera Jardim, foi feita pela atual ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, depois de vários anos de indefinição.

A tomada de posse de Vera Jardim vai ter lugar no dia 05 de setembro, e será seguida do colóquio “Pluralismo Religioso e Cidadania”.

Uma iniciativa que vai decorrer no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 14h00 e as 17h00 do dia 05 de setembro.

Fonte Ecclesia | Foto © RR

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: