A liberdade religiosa é um pilar da Doutrina Social da Igreja

O Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, participa até o próximo dia 24, em Granada, do encontro promovido pela Associação do Laicato Trinitário da Espanha sobre o tema “Perseguição e martírio por causa da fé e do compromisso com o Evangelho”.

Em seu discurso, o purpurado enfatizou que “a liberdade religiosa é um pilar da Doutrina Social da Igreja” e que o “o diálogo inter-religioso e o ecumenismo são dois aspectos decisivos da Igreja de nosso tempo”.

“A liberdade religiosa como elemento fundamental e irrenunciável da dignidade humana é uma pedra angular para a construção da justiça no mundo” – frisou o Cardeal Turkson.

A Ordem da Santíssima Trindade se inspira nesse direito fundamental, seguindo o modelo de seu fundador São João de Mata (1154-1213) que foi construtor da paz e da liberdade religiosa.

Segundo o purpurado, a liberdade religiosa é a fonte e síntese de todos os direitos humanos. “Os cristãos, que hoje constituem o grupo religioso mais perseguido do mundo, devem continuar sendo promotores da mensagem de paz, respondendo a violência com a paz, o abuso com o diálogo, o preconceito e a prevaricação com o amor, a desigualdade com espírito de abertura e reciprocidade” – sublinhou o presidente do dicastério vaticano.

“Os cristãos e todos os não cristãos oprimidos podem contar sempre com a ajuda da Santa Sé, em qualquer situação. A Santa Sé nunca deixará de levantar sua voz de condenação das perseguições e abusos contra a pessoa humana” – concluiu o Cardeal Turkson.

fonte: Rádio Vaticano

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: