Washington, conferência internacional na Universidade Católica

O que pode fazer a Igreja para defender a liberdade religiosa em nível internacional? Qual é o papel da política exterior dos EUA em promover a liberdade religiosa fora de suas fronteiras?

São as principais perguntas da International Religious Freedom Conference, que será organizada a 12 de setembro em Washington pela Conferência episcopal dos EUA, da Universidade católica da América e pelos Catholic Relief Services “para destacar as consequências humanitárias das violações da liberdade religiosa”, explicam os organizadores.

O Cardeal Timothy Dolan, presidente dos bispos norte-americanos, falará na abertura do evento no salão nobre da Universidade católica da capital, sede do encontro, que terá como tema “Liberdade religiosa internacional: imperativo pela paz e o bem comum”. Os relatores – bispos, funcionários do Departamento de Estado, acadêmicos, analistas políticos – debaterão sobre as modalidades necessárias para “levantar o perfil internacional da liberdade religiosa no discurso público, sobretudo, em favor das comunidades cristãs mais vulneráveis, e reforçar nossa capacidade para enfrentar este tema crucial”.

Na sua Mensagem para a Jornada mundial para a paz 2011, Bento XVI observou que a ausência da liberdade religiosa “é uma ameaça para a segurança e a paz, e um obstáculo para se conseguir um autêntico e integral desenvolvimento humano”.

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: