Liberdade religiosa mais precária na Europa

A liberdade de acção dos cristãos na Europa é cada mais precária, alerta a Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) a propósito do relatório de 2011 do Observatório sobre a Intolerância e Discriminação Religiosa na Europa, conhecido esta segunda-feira.

O relatório destaca o aumento preocupante de casos um pouco por todo o continente, desde logo em Espanha.

Portugal ainda é uma excepção e não é citado neste relatório, mas a vizinha Espanha aparece com várias situações como, por exemplo, a suspensão dos serviços religiosos da Universidade de Barcelona ou ainda uma campanha de uma associação de defesa da universidade pública, que queria a extinção da Faculdade de Teologia da Universidade de Granada.

O documento cita também um relatório do Governo escocês, de Novembro de 2011, que revela que 95% dos casos de violência por motivos religiosos atingiram, sobretudo, os cristãos.

Já em França, cerca de 84% dos casos de pirataria na internet atingiram sites cristãos.

Neste relatório é particularmente criticada a apresentação do norueguês Anders Breivik, que em Julho do ano passado matou 72 pessoas em Oslo e na ilha de Utoya, como um “extremista cristão”.

O documento considera que há negação de direitos fundamentais e marginalização social dos cristãos e pede respeito pela tradições e parâmetros histórico-culturais em relação a símbolos religiosos nos espaços públicos.

Estas conclusões preocupam também a fundação “Ajuda à Igreja que Sofre”. A presidente desta organização humanitária, Catarina Martins, dá o exemplo de Inglaterra, onde uma enfermeira e uma funcionário da British Airways foram despedidas por usaram o crucifixo ao pescoço.

“Estes sinais são preocupantes e cada vez mais frequentes na Europa. Temos países como França, Inglaterra, Alemanha onde há cada vez mais situações deste género”, lamenta Catarina Martins.

fonte RR

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: