Processos de transição têm de respeitar liberdade religiosa, frisa Portas

Numa referência aos confrontos entre cristãos coptas e muçulmanos no Egipto, o ministro dos Negócios Estrangeiros condenou a violência que já provocou 24 mortos.

O ministro dos Negócios Estrangeiros lamentou os incidentes entre cristãos coptas e muçulmanos no Egipto que provocaram 24 mortos e recordou que os processos de transição apesar de serem complexos devem sempre respeitar a liberdade religiosa.

«Quando um país faz uma transição de um regime autocrático para um regime democrático um dos aspectos que é importante e faz parte do respeito pelos Direitos Humanos tem a ver com a protecção das minorias religiosas», explicou Paulo Portas.

O chefe da diplomacia portuguesa disse não confundir «fé com fanatismo» e frisou que sabe distinguir o que é «apoiar aqueles que têm uma visão respeitável e respeitadora da liberdade religiosa e que professam a fé muçulmana daquilo que seja fanatismo de qualquer religião».

«Isso é que é inaceitável ainda mais quando se converte em violência. O respeito pela liberdade religiosa faz parte do catálogo essencial dos Direitos Humanos», concluiu Paulo Portas, em declarações feitas à margem de uma reunião de chefes europeus da diplomacia no Luxemburgo.

fonte TSF

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: