Indonésia: Bento XVI pede respeito pela liberdade religiosa

Bento XVI apelou hoje (07.10.2011) ao respeito pela liberdade religiosa na Indonésia, pedindo o “direito de ser plena e autenticamente católicos” para os membros da Igreja.

“A liberdade de viver e pregar o Evangelho nunca pode ser dada por descontada e deve ser sempre apoiada com justiça e paciência”, disse o Papa, no Vaticano, a um grupo de bispos do país asiático, com 230 milhões de pessoas, 90% das quais muçulmanas.

Num discurso publicado pela Santa Sé, Bento XVI frisou que a liberdade religiosa é mais do que “estar livres de vínculos externos”.

Aos líderes católicos, o Papa pediu um contributo para o “bem comum, anunciando o Evangelho como uma boa nova para todos”.

“Isto não só contribuirá para a vitalidade espiritual da Igreja, mas também reforçará a sociedade indonésia, promovendo aqueles valores tão apreciados pelos indonésios: unidade, tolerância e justiça para todos os cidadãos”, observou.

Nesse sentido, Bento XVI agradeceu o compromisso de padres e leigos nos vários setores de ação da Igreja na Indonésia, país de que falou como as “ilhas da presença de Cristo”.

Por fim, o Papa incentivou os bispos a promover e sustentar o diálogo inter-religioso que considerou “decisivo” numa nação marcada pela diversidade cultural e de credos.

No último dia 25 de setembro, um ataque suicida contra uma igreja protestante provocou um morto na ilha de Java, Indonésia, e vários feridos.

fonte: Agência Ecclesia

 

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: