Cristianofobia está a aumentar na Europa

O secretário do Vaticano para as Relações com os Estados, Arcebispo Dominique Mamberti, lamentou que ataques a cristãos estejam a aumentar mesmo em países onde estes constituem uma maioria.

Mamberti, cujas funções correspondem, de algum modo, às de um ministro dos Negócios Estrangeiros, intervinha numa conferência, promovida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), subordinada ao tema “Prevenção e resposta a incidentes de ódio e crimes contra os cristãos”.

Nos trabalhos, vários participantes alertaram para o crescendo que se verifi ca em matéria de ataques e perseguições às comunidades cristãs na Europa. Mamberti disse que os relatórios da OCDE são uma “prova irrefutável da crescente intolerância para com os cristãos”, sublinhando que “actos motivados por preconceito contra os cristãos estão-se a tornar uma realidade mesmo naqueles países onde estes constituem uma maioria”.

Entre os países apontados como tendo registado incidentes de cristianofobia inclui-se a Espanha, onde tem havido vários casos de igrejas incendiadas e onde decorreram incidentes com manifestantes anti-cristãos, durante a recente Jornada Mundial da Juventude. Outro exemplo referido foi o da Áustria, onde foram atacados activistas pró-vida.

A Igreja Ortodoxa, presente na reunião da OCDE, também manifestou a sua preocupação. O Metropolita Hilarion Alfeyev, responsável pelas relações externas do Patriarcado de Moscovo, recordou o caso da decisão do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem de proibir os crucifixos nas escolas públicas, mais tarde foi anulada em recurso, para dizer que “o secularismo radical é uma ameaça à liberdade religiosa tão grande como o extremismo religioso em todas as suas manifestações”.

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: