NÚNCIO APOSTÓLICO NA TURQUIA RECORDA DOM PADOVESE E PEDE LIBERDADE RELIGIOSA

O Núncio Apostólico na Turquia, Dom Antonio Lucibello, junto a Mons. Franceschini e a representantes das Igrejas ortodoxa e armênia, recordaram neste domingo em Iskenderun – sul da Turquia – a figura do Vigário Apostólico da Anatólia, Dom Luigi Padovese, assassinado por seu motorista dia 3 de junho do ano passado.

“A nossa presença” neste país “é inconsistente do ponto de vista numérico: somos em tudo como uma pequena paróquia de uma pequena localidade no Ocidente. E, no entanto, o nosso testemunho discreto dá frutos e goza de estima e apreço” – declarou Dom Lucibello à agência missionária AsiaNews.

Para o Núncio Apostólico, neste um ano, marcado pelo martírio de Dom Padovese e por outros sinais de violência, a Igreja pôde aprofundar a sua missão. “A Igreja está vivendo – disse – uma passagem “da presença ao testemunho”.”

Este slogan havia sido usado num simpósio eclesial na Turquia, no final dos anos 80, e permanece importante. “Não é preciso uma presença barulhenta, marcada pelo “batuque dos tambores”. Ao invés, é fundamental um testemunho de vida, um testemunho discreto que não se impõe com o espetáculo” – afirmou.

“A humildade do testemunho corrige a impressão que aqui se tem da Igreja Católica como uma organização poderosa. É fundamental considerar essas sensibilidades” – prosseguiu Dom Lucibello.

Com relação ao caminho da Turquia rumo à Europa, isto é, uma sua possível entrada na União Européia, o Núncio Apostólico em Ancara diz ter muita esperança. Mas observa que um ponto fundamental é a liberdade religiosa.

“Tal liberdade significa não somente liberdade de culto – especificou –, mas também de consciência. É importante ressaltar que uma pessoa deve ter a possibilidade de crer ou não crer, ou também de mudar de religião.”

(fonte: Rádio Vaticano)

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: