Crucifixos

 

O constitucionalista norte-americano de origem judia Josef Weiller, que defendeu a manutenção dos crucifixos nas escolas de Itália, disse, ontem à noite, em Lisboa, que a sua causa principal é a tolerância.

Falando na Universidade Católica, Josef Weiller garantiu que responde sempre da mesma forma a todas as opiniões que vai recebendo no seu correio electrónico, sejam elas favoráveis ou críticas.

“Eu respondo: obrigado pelo e-mail, mas não defendo o crucifixo. Eu defendo o direito da França ser França, da Itália ser Itália. Eu defendo, com a mesma firmeza, o direito da França ter uma Constituição que diga que não devem haver crucifixos em locais públicos e o mesmo direito da Itália em defender que deve haver crucifixos. Defendo uma Europa liberal, plural e tolerante”, disse o constitucionalista.

Weiller deu como exemplo de lição de tolerância o caso do Reino Unido, em que a Rainha Isabel II, apesar de ser a líder da Igreja Anglicana, recebe de braços abertos pessoas de outras confissões.

“Esta é uma lição de tolerância, porque tolerância é ter mundividência, uma visão global, e mesmo assim aceitar os outros na sua singularidade”, salientou o constitucionalista norte-americano.

fonte: RR

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: