CARDEAL TAURAN: “RELIGIÃO NÃO É CAUSA DE VIOLÊNCIA”

Em entrevista ao jornal L’Osservatore Romano, o cardeal francês Jean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, analisa o tema da liberdade religiosa no mundo, e de modo especial, cita os episódios de violência no Egito.

“Infelizmente, em várias partes do mundo a religião é acusada de ser fonte, uma causa das intolerâncias e conflitos. São acusações baseadas em preconceitos, pois cedem à tentação de considerar a religião como um problema”.

“A quem quer impor a todos uma religião do alto, respondo que existe o direito fundamental à liberdade religiosa, que deve ser respeitado”.

O cardeal explica a postura da Igreja católica e do Papa Bento XVI a respeito, afirmando que usar a religião para justificar a violência ou explorar a religião por conveniência política é um grave abuso do significado mais profundo da religião em si:

“É esta a razão pela qual a Santa Sé, por meio do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, não hesitou em condenar sem ambiguidades a notícia do projeto de queimar os livros sagrados de nossos irmãos muçulmanos”.

Periodicamente há incidentes armados entre cristãos e muçulmanos no Egito por razões religiosas, principalmente no sul do país.

Os tumultos do fim de semana na Cidade do Cairo, que resultaram em 12 mortos, mais de 200 feridos e uma igreja incendiada, fazem recear o aumento da influência de grupos islâmicos no país.

fonte Rádio Vaticano

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: