Greve de fome contra as perseguições anticristãs em Orissa

Protestar de modo não violento contra as discriminações e as perseguições dos cristãos em Orissa; pedir uma investigação aprofundada sobre o envolvimento dos vértices militares nos massacres anticristãos em Kandhamal, o distrito de Orissa palco das violências de 2008; processar os culpados; denunciar a boicote social, econômico e religioso que hoje se registra em Orissa, imposto aos cristãos pelos militantes de movimentos extremistas hinduístas como o “Rashtriya Swayamsevak Sangh” (RSS); pedir a abolição da polêmica “Lei anticonversões”, em nome da qual se verificam detenções e violências contra cristãos: com essas motivações, o movimento ecumênico indiano “Global Council of Indian Christians” (GCICC) anunciou para amanhã, 6 de maio, uma jornada de greve de fome, que se realizará em Bubaneshwar, capital de Orissa.

O Conselho, como explica o seu Presidente nacional, Sajan K.George, pretende alertar as instituições sobre a situação atual de Orissa, onde o fenômeno das violências, evidentes ou latentes, contra os cidadãos de fé cristã, “continua presente, pronto a eclodir novamente, com a cobertura das autoridades civis”.

Sajan K.George guiará em Bubaneshwar a jornada pública de protesto e de jejum, ao qual todos os fiéis e todos os homens de boa vontade poderão se unir, em qualquer parte da Índia. Prevê-se uma grande afluência de fiéis, enquanto em outras cidades como Nova Délhi e Bangalore se realizarão, contemporaneamente, inciativas semelhantes. Os fiéis de Orissa “são marginalizados e privados de seus direitos fundamentais por causa de sua fé. Faz-se de tudo até mesmo para impedir que eles professem simplesmente o culto cristão. A situação é muito grave e requer a conscientização do governo federal”.

Em 2008, a violência contra os cristãos em Orissa atingiu 13 distritos e fez mais de 100 mortos; somente no distrito de Kandhamal, 6.600 casas foram destruídas e 56.000 pessoas foram obrigadas a fugir.

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: