Papa recebeu presidente do Parlamento Europeu e pediu protecção para os cristãos

Bento XVI e Jerzy Buzek destacam contributo da Igreja Católica na construção da Europa, apelando à defesa da liberdade religiosa

Cidade do Vaticano, 28 Fev (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje no Vaticano o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek, apelando em favor da defesa das comunidades cristãs, principalmente nos países em que são minoritárias.

Em comunicado, a sala de imprensa da Santa Sé refere que no decorrer do encontro foram abordados “temas de actualidade, como o compromisso pela promoção da liberdade religiosa e a tutela das minorias cristãs no mundo”.

Buzek encontrou-se ainda com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e o secretário do Vaticano para as relações com os Estados, arcebispo Dominique Mamberti.

Segundo a Santa Sé, os encontros decorreram num “clima de cordialidade”, permitindo “um útil intercâmbio de opiniões sobre as relações entre a Igreja Católica, o Parlamento Europeu e as outras instituições europeias”, destacando “o contributo que a Igreja pode oferecer” neste contexto.

Antecipando esta visita,  Jerzy Buzek referiu em entrevista concedida à agência SIR que a perseguição aos cristãos no Médio Oriente “é uma preocupação partilhada pelo Parlamento Europeu”, e que estão a ser tomadas medidas para “arrepiar caminho” na preservação da liberdade religiosa.

O político polaco apresentava o cristianismo como “fonte importante de inspiração para a Europa”, que importa defender.

“Quando um Papa da Alemanha se encontra com o presidente do Parlamento Europeu, um polaco, nós podemos agradecer aquilo que conseguimos até agora”, sustentava Jerzy Buzek, considerando esta ida à Santa Sé como um símbolo de que “o Leste e o Oeste da Europa estão finalmente a crescer em conjunto”.

O Tratado de Lisboa, assinado em 2007, deu pela primeira vez uma base legal para o diálogo institucional entre a União Europeia e representantes das diversas comunidades religiosas.

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: