Governo afirma que Portugal defende liberdade religiosa

O Ministério dos Negócios Estrangeiros afirmou que Portugal defende a “promoção e protecção da liberdade religiosa” na resposta a um requerimento apresentado pelo CDS na Assembleia da República.

José Ribeiro e Castro e Filipe Lobo Ávila perguntavam se o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, se tinha oposto à “condenação explícita das violências contra os cristãos” na reunião dos ministros da diplomacia europeia a 31 de Janeiro.

Na resposta do MNE, enviada sexta-feira ao Parlamento, é indicado que “Portugal é favorável à adopção de conclusões do Conselho que reafirmem o compromisso da União Europeia para com a promoção e protecção da liberdade religiosa”.

Na última terça-feira a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) tinha lamentado que Portugal não tivesse apoiado a declaração comum da União Europeia de condenação das perseguições por motivos religiosos, em particular contra os cristãos.

“Lamentamos e desejamos que numa próxima oportunidade se possa execrar que ainda haja perseguições por motivos religiosos, no nosso mundo tão civilizado”, disse o secretário da CEP, padre Manuel Morujão.

Segundo comunicado do Conselho dos Negócios Estrangeiros, que decorreu entre 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, os representantes dos 27 estados da União Europeia “mantiveram uma troca de pontos de vista sobre a liberdade de religião e de crença, acordando voltar ao tema numa data posterior”.

Ecclesia

Anúncios

Etiquetas:

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: