Intolerância contra os cristãos na Europa

A Santa Sé está preocupada com o novo fenômeno de intolerância e discriminação contra os cristãos na Europa, disse o porta-voz vaticano.

O Pe. Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, comentou, na recente edição de Octava Dies, semanário Centro Televisivo Vaticano, o relatório do “Observatório sobre a intolerância e a discriminação contra os cristãos na Europa”, relativo aos últimos cinco anos, publicado em 10 de dezembro, em Viena (cf. http://www.intoleranceagainstchristians.eu).

“A importância do novo relatório consiste precisamente em destacar uma série ampla e detalhada de exemplos de intolerância contra os cristãos na Europa: atos de vandalismo, de ódio contra igrejas e símbolos religiosos, de ódio e ofensas contra as pessoas”, afirmou o sacerdote jesuíta.

“É um alicerce sobre o qual se pode avaliar a extensão e a natureza do fenômeno”, continuou.

“Uma importante oportunidade de reflexão e de compromisso, não só para quem está ativamente engajado na defesa do cristianismo e dos seus valores, mas para todas as pessoas honestas, que realmente querem preservar os valores da tolerância, da liberdade de expressão e de religião.”

Citando o histórico discurso de Bento XVI no Westminster Hall, em Londres, o porta-voz salientou que “a religião não é um problema a ser resolvido, mas um fator que contribui de maneira vital para o debate público”.

“Os britânicos o ouviram com atenção e respeito. Nosso desejo seria que os outros também fizessem isso”, disse o Pe. Lombardi.

Neste sentido, destacou que, na cúpula da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), realizada em Astana há poucos dias, o secretário de Estado, cardeal Tarcisio Bertone, afirmou com decisão que “a comunidade internacional deve combater a intolerância e a discriminação contra os cristãos com a mesma determinação com que o faz contra a luta e o ódio com relação a outras comunidades religiosas”.

fonte ZENIT

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: