Governo Americano preocupado com liberdade religiosa na Europa

O Departamento de Estado publicou ontem o seu relatório anual sobre liberdade religiosa, um documento que sublinha os abusos e o estado da liberdade religiosa em todos os países do mundo.

A principal novidade deste ano é o aumento da preocupação pela liberdade religiosa na Europa. As proibições aos véus islâmicos em França e o referendo que proibiu os minaretes nas mesquitas na Suíça são dois exemplos apontados pelos americanos.

Portugal não merece qualquer reparo por parte do relatório, que pode ser lido na íntegra aqui.

Suspeitos do costume

No topo da lista de países com violações graves da liberdade religiosa há poucas mudanças em relação ao ano passado.

O Myanmar, com a repressão dos monges budistas e de qualquer corrente budista que não a Theravada, apoiada oficialmente, merece forte condenação.

A Coreia do Norte, outro habitué das listas negras em relação a direitos humanos, é novamente apontado como um dos piores abusadores da liberdade religiosa, tal como a China, criticada não só pelo tratamento das comunidades cristãs, mas também pela repressão dos muçulmanos da comunidade uighur e dos budistas tibetanos.

O anti-semitismo e a perseguição aos Baha’i no Irão é sublinhado, tal como a total intolerância por qualquer prática religiosa que não seja o Islão sunita na Arábia Saudita.

O relatório, que foi apresentado pela Secretária de Estado Hillary Clinton, enumera ainda várias ex-repúblicas soviéticas, nomeadamente o Uzbequistão, e estados de África, sobretudo a Eritreia. (Fonte RR)

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: