Defesa da vida humana e da liberdade religiosa

O Papa deseja “uma compreensão profunda da Doutrina Social da Igreja… fortemente arraigada na afirmação da dignidade transcendente do homem, na defesa da vida humana e da liberdade religiosa”

“É necessário preparar fiéis leigos capazes de se dedicar ao bem comum, especialmente nas áreas mais complexas como o mundo da política, mas é também urgente ter pastores que, com o seu ministério e carisma, saibam contribuir para a animação, na sociedade e a irradiação, na sociedade e nas instituições, de uma boa vida boa segundo o Evangelho, no respeito pela liberdade dos fiéis responsável dos fiéis e de seu papel de pastores”: foi o que escreveu o Santo Padre Bento XVI na mensagem enviada ao presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Kodwo Appiah Turkson, por ocasião da Assembleia Plenária do organismo.

O Pontífice recorda o que foi dito na encíclica “Caritas in veritate – o anúncio de Jesus Cristo é “o primeiro e principal fator de desenvolvimento” (n. 8) – e ressalta: “É vivendo a ‘a caridade na verdade’ que podemos oferecer um olhar mais profundo para entender as principais questões sociais e indicar algumas perspectivas essenciais para a sua solução no sentido plenamente humano. Somente com a caridade, apoiada pela esperança e iluminado pela luz da fé e da razão, é possível alcançar os objetivos de libertação integral do homem e da justiça universal”.

O Santo Padre, falando sobre o próximo aniversário da Encíclica Mater et Magistra do Beato João XXIII, que “nos impele para considerar com atenção constante os desequilíbrios sociais, setoriais, nacionais, os desequilíbrios entre recursos e populações pobres, entre técnica e ética”, mostra que “no contexto atual de globalização, esses desequilíbrios não desapareceram. Mudaram os sujeitos, as dimensões das problemáticas, mas a coordenação entre os Estados – muitas vezes inadequada, porque orientada ao equilíbrio de poder, ao invés da solidariedade, dá lugar a renovadas desigualdades, ao perigo do predomínio de grupos econômicos e financeiros que elaboram a agenda política, prejudicando o bem comum universal”.

O Papa Bento XVI observa “a urgência do compromisso na formação dos leigos católicos na Doutrina Social da Igreja. Na verdade, é dever imediato dos fiéis leigos trabalhar por uma ordem social justa. Eles, como cidadão livres e responsáveis, devem se empenhar para promover uma reta configuração da vida social, no respeito pela legítima autonomia das realidades terrenas. A Doutrina Social da Igreja é a referência essencial para o planejamento e ação social dos fiéis leigos, bem como para a sua vida espiritual, que se nutre e se encaixa na comunhão eclesial: a comunhão de amor e verdade, comunhão na missão”.

O Santo Padre recorda a necessidade que os leigos encontrem a seu lado “sacerdotes e bispos capazes de oferecer um incansável trabalho de purificação das consciências, junto com o indispensável apoio e ajuda espiritual para o coerente testemunho como leigos na vida social” por este motivo “é de fundamental importância uma compreensão profunda da Doutrina Social da Igreja, em harmonia com todo o seu patrimônio teológico e fortemente arraigada na afirmação da dignidade transcendente do homem, na defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural e da liberdade religiosa. Assim entendida, a doutrina social deve ser inserida também na preparação pastoral e cultural daqueles que, na comunidade eclesial são chamados ao sacerdócio”. (SL) (Agência Fides 5/11/2010)

Links:
O texto integral da Mensagem do Santo Padre, em italiano
http://www.fides.org/ita/documents/Msg_Papa_Pl_GeP_04112010.doc

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: