Nobel da Paz: Agência católica destaca escolha de Liu Xiaobo

 A agência católica “AsiaNews”, do Instituto Pontifício para as Missões Estrangeiras, acolheu com satisfação a escolha de Liu Xiaobo, activista dos direitos humanos na China, como Nobel da Paz 2010.

“Surpreende a coragem do comité Nobel ao indicar Liu Xiaobo como vencedor num momento em que toda a comunidade internacional se prostra diante da China super-rica, superpoderosa”, escreve Bernardo Cervellera, director da Agência.

Para este especialista, o prémio é um “conforto” para os signatários da “Carta 08”, manifesto promovido por Liu em Dezembro de 2008, à semelhança da Carta 77 dos dissidentes da Checoslováquia comunista, apelando ao respeito pela liberdade de expressão e os direitos humanos.

“Respeitar os direitos humanos e a liberdade religiosa são a única forma de salvar a China da catástrofe que já hoje é visível”, escreve Cervellera.

O Nobel da Paz 2010, um professor de literatura de 54 anos, cumpre uma pena de onze anos numa prisão em Jinzhou.

A notícia abriu o jornal diário da Rádio Vaticano, esta Sexta-feira, destacando-se a crítica de Liu Xiaobo ao “regime de Pequim” e o facto de a transmissão televisiva do anúncio do vencedor do Nobel da Paz 2010 ter sido interrompida.

fonte: Agência Ecclesia

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: