Liberdade religiosa deve estar nas preocupações da UE

A liberdade religiosa deve fazer parte da “política externa” da União Europeia, defenderam em Bruxelas os deputados Mario Mauro e Konrad Szymanski, por ocasião da Conferência sobre a “Perseguição contra os Cristãos”.

O evento foi promovido pelo Parlamento Europeu, juntamente com o Partido Popular Europeu, a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE) e a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS).

Segundo dados revelados no encontro, 75% das pessoas oprimidas no mundo por motivos religiosos, cerca de 100 milhões de homens e mulheres, são de fé cristã.

Além disso, 170 mil cristãos morrem em cada ano por causa de sua fé, em conflitos religiosos ou por testemunhar publicamente a sua pertença religiosa. A hostilidade contra os cristãos concretiza-se no impedimento de professar da fé, na apreensão e destruição de lugares de culto e na proibição da educação religiosa.

Na conferência estiveram o bispo de Tombura-Yambio, no Sudão, Dom Edward Hiiboro Kussala; o bispo de Kirkuk, no Iraque, Dom Louis Sako; o presidente do “Newman College” de Thodupuzha, na Índia, T.M. Joseph.

A COMECE apresentou uma série de 11 recomendações às instituições europeias, lembrando que “o direito à liberdade religiosa está intimamente ligado aos outros direitos fundamentais”.

Departamento de Informação da Fundação AIS

info@fundacao-ais.pt | www.fundacao-ais.pt

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: