A liberdade das liberdades

A liberdade religiosa será tema do Dia Mundial da Paz 2011. É considerada “a liberdade das liberdades” e está em risco em vários pontos do mundo.

A liberdade religiosa está enraizada na dignidade do homem e orientada para a busca da verdade; ajuda a discernir o fenómeno religioso e a excluir toda a espécie de fundamentalismo, manipulação e instrumentalização. Por isso, a liberdade religiosa é o caminho para a paz mas, em muitos lugares, há várias formas de limitação e até mesmo de negação desta liberdade. Bento XVI considera inconcebível que os crentes tenham de abdicar de uma parte de si mesmos – ou seja, da sua fé – para poderem afirmar-se como cidadãos activos. Neste contexto, os direitos relacionados com a religião, são os que mais precisam de protecção – sobretudo quando entram em conflito com a ideologia secularista (como é, por exemplo, o que se passa nalguns países da Europa) ou em conflito com regimes de maioria religiosa de natureza exclusiva (como acontece por exemplo nos regimes fundamentalistas islâmicos). O comunicado da Santa Sé recorda as palavras que o Papa proferiu a este propósito na ONU, mas mais próximo do final do ano, o próprio Bento XVI deverá escrever uma nova reflexão sobre este assunto.

Aura Miguel (RR)

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: