Comissão da Liberdade Religiosa institui prémio anual

Iniciativa, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a trabalhos de investigação científica. A Comissão da Liberdade Religiosa decidiu instituir um prémio anual a trabalhos de investigação científica na área da Liberdade Religiosa, anunciou a instituição presidida por Mário Soares.

A iniciativa tem particular incidência na aplicação deste direito em Portugal e nos países da União Europeia, sobretudo nos países em que a liberdade de consciência e a liberdade de religião não são respeitadas.

O “Prémio Liberdade Religiosa” conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.

A distinção é anualmente atribuída a trabalhos na área da aplicação da liberdade religiosa, com realce para as vertentes teológica, filosófica, jurídica, sociológica.

Os trabalhos candidatos ao “Prémio Liberdade Religiosa” deverão ser recebidos, em versão electrónica e em papel, até ao dia 31 de Julho de 2010.

O prémio terá uma componente monetária, no valor de cinco mil euros e uma componente de divulgação, assegurada pela publicação do trabalho vencedor em editora à escolha da Comissão da Liberdade Religiosa.

O regulamento do concurso poderá ser consultado em www.clr.mj.pt

A Comissão da Liberdade Religiosa, criada pelo Decreto-Lei 16/2001, de 22 de Junho de 2001, é presidida actualmente por Mário Soares, antigo presidente da República.

Procura assegurar a liberdade de todas as religiões – que estão legalmente reconhecidas em Portugal – numa base de neutralidade e igualdade.

Anúncios

About Fundacao AIS

Organização internacional católica, dependente da Santa Sé, cuja missão é ajudar os cristãos perseguidos por causa da sua fé. Procura estar atenta às várias situações de necessidade destes cristãos, particularmente a falta de liberdade religiosa. Para isso, publica periodicamente um Observatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo www.fundacao-ais.pt/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: